Roda Mundo Roda Gigante

Roda Mundo Roda Gigante
Logotipo

06 julho 2012

Centenário Luiz Gonzaga "100º publicação RMRG".

Olá pessoas ligadas no Blog RODA MUNDO RODA GIGANTE,


O blog que está ligado ao mundo, a tudo, e a você!



100º publicação do Blog Roda Mundo Roda Gigante.



Hoje no Quadro Reportando,  conheceremos a Vida, história de Luiz Gonzaga em comemoração ao centenário do Rei do Baião.




Linha do Tempo de Luiz Gonzaga.



1912
13 de dezembro de 1912 nasce em Exu no Pernambuco Luiz Gonzaga o segundo dos nove filhos do casal Januário José dos Santos e Ana Batista de Jesus.Aprendeu a gostar de música ouvindo músicos nordestinos, em bares. Foi compositor, nos bares em que costumava a ouvir músicas, foi instruído a tocar as belíssimas, e boas músicas nordestinas. Ouvindo a sugestão desse músicos, Gonzaga compôs chamegos: "Pés de Serra" e "Vira e Mexe" 


1930
Saiu de casa para servir o exército. Expandiu sua cultura para todo Brasil, alegrou regiões e seus companheiros.


1939
Saiu do exercito e foi morar no RJ. Com sua primeira sanfona, contagiava a todos com sua alegria, sua cultura e seu talento em praças e ruas. Luiz sempre se mostrou desde o começo de sua carreira uma pessoa desinibida que não tinha vergonha de fazer shows em qualquer lugar que fosse. Participou do programa de Ary Barroso na Rádio Nacional, um programa de calouros no qual ele recebeu o 1º lugar com seu sucesso "Vira e Mexe". Nessa época o mesmo já despertava o interesse do público que o assistia, além de que estava tocando muito bem.


1943
Na Rádio Nacional começou a se vestir de vaqueiro nordestino.Fez uma parceira com Miguel Lima, transformando a música Vira e Mexe em Chamego. Recebeu nesta época o apelido de Lua do amigo Paulo Gracindo. Com Miguel Lima ele compôs várias músicas de sucesso, como Dança Mariquinha, Cortando Pano, Penerô Xerém, Dezessete e Setecentos gravados pelo sanfoneiro e cantor alcançando bastante sucesso.


1948
Casou-se no ano de 1948 com Helena das Neves quando já tinha assumido a paternidade de Gonzaguinha, seu filho com a cantora Odaléia.


1950
Parceria com Zé Dantas e fizeram sucessos como A Volta da Asa Branca e Cintura Fina. Depois deste ano, começou novamente a fazer shows pelo interior do país continuando muito popular. Luiz Gonzaga já era bem mais conhecido e seus shows estavam sempre cheios, por onde passava o sucesso era garantido. 


1984
Morre de Zé Dantas, fez parceira com Hervê, Cordovil, João Silva e outros, gravando Triste Partida um dos seus grandes sucessos, ganhou o apelido de Rei do Baião dos cidadãos paulistas e até hoje é conhecido como tal Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, não parou mais de fazer sucesso e se tornou um dos artistas mais conhecidos e respeitados do Brasil. Primeiro disco de ouro com o Danado de Bom, outro grande sucesso. 


1989
Após quarenta e dois dias internando no Hospital Santa Joana na cidade de Recife morre o Rei do Baião. As quatorze horas e cinquenta minutos foi sepultado corpo de Luiz Gonzaga ao som de Asa Branca enquanto o caixão descia. Dia quatro de agosto ficou marcado na história do Brasil, e na vida de muitos brasileiros, que perdiam naquele momento um ícone da música nordestina.


Roda Mundo Roda Gigante
O Rei do Baião jamais foi esquecido, tanto que mesmo hoje após 100 anos de sua existência, seu centenário, em que Luiz completaria um século de vida, e 23 anos após sua morte, a música, a história desse simbolo nordestino ainda prevalece na contexto da música no brasil e na vida dos brasileiros!



 

Sucessos do Rei do Baião.

ASA BRANCA


Quando "oiei" a terra ardendo
Qual a fogueira de São João
Eu perguntei a Deus do céu, ai
Por que tamanha judiação


Eu perguntei a Deus do céu, ai
Por que tamanha judiação


Que braseiro, que fornaia
Nem um pé de "prantação"
Por farta d'água perdi meu gado
Morreu de sede meu alazão


Por farta d'água perdi meu gado
Morreu de sede meu alazão


Inté mesmo a asa branca
Bateu asas do sertão
"Intonce" eu disse, adeus Rosinha
Guarda contigo meu coração


"Intonce" eu disse, adeus Rosinha
Guarda contigo meu coração


Hoje longe, muitas légua
Numa triste solidão
Espero a chuva cair de novo
Pra mim vortar pro meu sertão


Espero a chuva cair de novo
Pra mim vortar pro meu sertão


Quando o verde dos teus "óio"
Se "espaiar" na prantação
Eu te asseguro não chore não, viu
Que eu vortarei, viu
Meu coração


Eu te asseguro não chore não, viu
Que eu vortarei, viu
Meu coração


Vira e Mexe


                                                                                   

Nenhum comentário:

Postar um comentário