O blog que está ligado ao Mundo, a tudo, e a você!
No Quadro: PROFISSÔES RMRG
Abaixo entrevista com a Graduada em Marketing na Universidade Estácio Fernanda.
Entrevista
1 - Por que
escolheu o curso de Marketing?
R: "Eu sempre quis fazer algo relacionado à Comunicação. Marketing é uma área que pode ser aplicada em todos os aspectos, inclusive deveria ser um curso obrigatório em todas as profissões, pela sua abrangência."
R: "Eu sempre quis fazer algo relacionado à Comunicação. Marketing é uma área que pode ser aplicada em todos os aspectos, inclusive deveria ser um curso obrigatório em todas as profissões, pela sua abrangência."
2 - O que
te ajudou na escolha do seu curso?
R:"Eu já tinha conhecimento da área, porque minhas irmãs são publicitárias e foram influência para minha decisão."
R:"Eu já tinha conhecimento da área, porque minhas irmãs são publicitárias e foram influência para minha decisão."
3 - Qual o
perfil, de um estudante de Marketing? Quais as características, que são
indispensáveis, para a profissão e que o estudante deve possuir?
R: "Existem vários perfis que ao longo do curso são definidos, mas as características essenciais são visão estratégica, flexibilidade e criatividade."
R: "Existem vários perfis que ao longo do curso são definidos, mas as características essenciais são visão estratégica, flexibilidade e criatividade."
4 - Como
era o dia-a-dia no curso de Marketing?
R: "início do curso é repleto de conhecimento teórico, principalmente baseado em Philip Kotler (conhecido como "Pai do Marketing"), mas aos poucos a prática é inserida, através de pesquisas de campo, apresentações, eventos e principalmente estudos de caso com empresas conceituadas no mercado."
R: "início do curso é repleto de conhecimento teórico, principalmente baseado em Philip Kotler (conhecido como "Pai do Marketing"), mas aos poucos a prática é inserida, através de pesquisas de campo, apresentações, eventos e principalmente estudos de caso com empresas conceituadas no mercado."
5 - O que
você mais gostou no curso?
R: "Gostei muito de EndoMarketing, que é uma a fusão de recursos humanos com técnicas de Marketing. É uma aspecto muito utilizado nas empresas para a motivação dos colaboradores."
R: "Gostei muito de EndoMarketing, que é uma a fusão de recursos humanos com técnicas de Marketing. É uma aspecto muito utilizado nas empresas para a motivação dos colaboradores."
6- O que
você menos gostava?
R: "Não gostava de Matemática Financeira, porque o cálculo de algumas taxas exige bastante precisão, mas tenho consciência que é uma disciplina importantíssima."
R: "Não gostava de Matemática Financeira, porque o cálculo de algumas taxas exige bastante precisão, mas tenho consciência que é uma disciplina importantíssima."
7 - Você
indicaria seu curso, para pessoas que pensam na hipótese de cursar Marketing?
R: "Com certeza, principalmente com relação ao Marketing Pessoal que é um conhecimento adquirido pelo curso. A imagem que passamos é responsável pela credibilidade que teremos."
R: "Com certeza, principalmente com relação ao Marketing Pessoal que é um conhecimento adquirido pelo curso. A imagem que passamos é responsável pela credibilidade que teremos."
8 - Você se
sente satisfeita com a sua Profissão?
R: "Sim, sou profissional de marketing e os conhecimentos que adquiri são aplicados acima de tudo, na minha vida.
R: "Sim, sou profissional de marketing e os conhecimentos que adquiri são aplicados acima de tudo, na minha vida.
9 - Quais
foram os desafios encontrados, até hoje que mais lhe marcaram?
R: "No último semestre, tivemos que organizar um Evento de Marketing Turístico. Viajamos para uma cidade com os nossos recursos para negociar com comerciantes da região e conseguir parceiros que patrocinassem nossa ideia que era trazer o melhor da cidade para o Evento. Exigiu um esforço em todos os sentidos, mas foi o trabalho em que mais aprendemos. Inclusive, serviu como experiência curricular."
R: "No último semestre, tivemos que organizar um Evento de Marketing Turístico. Viajamos para uma cidade com os nossos recursos para negociar com comerciantes da região e conseguir parceiros que patrocinassem nossa ideia que era trazer o melhor da cidade para o Evento. Exigiu um esforço em todos os sentidos, mas foi o trabalho em que mais aprendemos. Inclusive, serviu como experiência curricular."
10 - A
Faculdade Estácio, fornece um curso com qualidade?
R: "Sim, esse curso está passando por modificações e a tendência é que os recursos oferecidos sejam maiores, pelos investimentos que estão fazendo."
R: "Sim, esse curso está passando por modificações e a tendência é que os recursos oferecidos sejam maiores, pelos investimentos que estão fazendo."
11 - O que
você espera futuramente?
R: "Quero fazer uma pós-graduação em Gestão de Pessoas para me especializar em EndoMarketing."
R: "Quero fazer uma pós-graduação em Gestão de Pessoas para me especializar em EndoMarketing."
12 - Quais
são suas metas, e objetivos relacionados ao seu desenvolvimento na Profissão
escolhida?
R: "Eu não trabalho na área ainda, mas atualmente presto consultoria em marketing como freelancer. Pretendo ingressar na minha área dentro da empresa que trabalho (multinacional em TI), fazer minha pós-graduação e fazer intercâmbio."
R: "Eu não trabalho na área ainda, mas atualmente presto consultoria em marketing como freelancer. Pretendo ingressar na minha área dentro da empresa que trabalho (multinacional em TI), fazer minha pós-graduação e fazer intercâmbio."
13 – Por
que escolheu Marketing, e não ADM ou Propaganda e publicidade?
R: "Porque Marketing é um planejamento estratégico, um estudo mais profundo e detalhado sobre um serviço ou produto e isso é o que me atrai na área."
R: "Porque Marketing é um planejamento estratégico, um estudo mais profundo e detalhado sobre um serviço ou produto e isso é o que me atrai na área."
14 – Qual é
a visão que você tem da sua Profissão, relacionando-a com o Mercado de
trabalho?
R: "É uma área que está em constante crescimento, mas é necessário ter experiência para ingressar nela. Eu aconselho que iniciem um estágio, dessa forma o aprendizado prático é mais acessível."
R: "É uma área que está em constante crescimento, mas é necessário ter experiência para ingressar nela. Eu aconselho que iniciem um estágio, dessa forma o aprendizado prático é mais acessível."
15- O que é
o Marketing pra você?
R: "É definir as necessidades de acordo com o perfil do consumidor e criar algo para atendê-las, gerando condições para que isso seja possível."
R: "É definir as necessidades de acordo com o perfil do consumidor e criar algo para atendê-las, gerando condições para que isso seja possível."
16- Qual a diferença entre uma pessoa que cursou
marketing, outra que cursou ADM, mais trabalha na area de MKT?
R: "Trabalhar com Marketing é algo que pode ser aprendido na prática ou com uma estrutura prévia na teoria, mas em ambos os casos isso é possível. Obviamente, ter conhecimento dos recursos seria o mais recomendado."
R: "Trabalhar com Marketing é algo que pode ser aprendido na prática ou com uma estrutura prévia na teoria, mas em ambos os casos isso é possível. Obviamente, ter conhecimento dos recursos seria o mais recomendado."
17- Quais
os principais recursos de um Profissional do Marketing?R: "Existem várias ferramentas que auxiliam o
profissional na Tomada de Decisão, mas uma das principais seria a Análise de
Swot (Forças / Fraquezas / Oportunidades / Ameaças). Partindo desse ponto, é
possível definir um cenário abrangente desde um blog à uma empresa
multinacional."
19 – Deixe
um recado, mensagem de incentivo e motivação, para estudantes do Ensino Médio,
ou pessoas que ainda não sabem o que cursar, ou até mesmo não tem certeza se é
isso mesmo que querem para suas vidas.
R: "Escolher o curso do Ensino Superior é uma decisão importantíssima que exige pesquisas e definição de suas preferências. Muitas pessoas escolhem de acordo com a função que exercem no mercado, mas esse quadro é instável e a possibilidade de frustração é grande.
Eu aconselho que seja feita uma escolha com base no que você gosta de fazer, em seus sonhos e naquilo que realmente te dá satisfação. Caso não tenha sido bem definido isso, existem testes de vocação, feiras de profissões e fontes para pesquisas. Isso é necessário, pois é uma decisão que vai influenciar no sucesso da sua carreira."
R: "Escolher o curso do Ensino Superior é uma decisão importantíssima que exige pesquisas e definição de suas preferências. Muitas pessoas escolhem de acordo com a função que exercem no mercado, mas esse quadro é instável e a possibilidade de frustração é grande.
Eu aconselho que seja feita uma escolha com base no que você gosta de fazer, em seus sonhos e naquilo que realmente te dá satisfação. Caso não tenha sido bem definido isso, existem testes de vocação, feiras de profissões e fontes para pesquisas. Isso é necessário, pois é uma decisão que vai influenciar no sucesso da sua carreira."
20 – Em sua
opinião o que ainda é preciso ser feito para melhoria da Educação no Brasil, e
melhorar o acesso de pessoas com baixa renda ao ensino superior público?
R: "Existem muitos programas sociais que podem auxiliar nesse momento, inclusive meu curso foi financiado pelo ProUni. Mas ainda assim é necessário um maior investimento nesses programas, afinal, o crescimento da Economia está associado à qualidade da Educação do país, porque a população instruída e bem qualificada tem total conhecimento de seu papel como cidadão. Além disso, a disponibilização de bolsas de estudo e recursos são essenciais para que isso se concretize."
R: "Existem muitos programas sociais que podem auxiliar nesse momento, inclusive meu curso foi financiado pelo ProUni. Mas ainda assim é necessário um maior investimento nesses programas, afinal, o crescimento da Economia está associado à qualidade da Educação do país, porque a população instruída e bem qualificada tem total conhecimento de seu papel como cidadão. Além disso, a disponibilização de bolsas de estudo e recursos são essenciais para que isso se concretize."
-PARA SABER MAIS:
Salário: o salário inicial do profissional de marketing pode ir de R$ 2.000,00 a R$ 6.000,00, dependendo do nível do cargo e do porte da empresa onde for trabalhar.
Mercado: Em constante crescimento. As empresas buscam por estratégias de marketing que desenvolva seus produtos e faça com a empresa se destaque entre as concorrentes.
Areas de atuação: Dentre as atividades possíveis desse profissional, estão: gerência de produtos e marcas, planejamento estratégico, desenvolvimento de produtos entre outras.
Se tiverem alguma dúvida quanto
ao curso que não foi esclarecida aqui, é só elaborar um comentário e deixa-lo
abaixo dessa publicação, podem ser feitas perguntas para Fernanda referente ao
curso, e ela responderá conforme a sua disponibilidade de tempo!
Espero que tenham gostado, e logo mais entrevistas viram, com as mais diversas opiniões, e as mais diversas profissões de estudantes, e profissionais.
Estudante, ou profissional que tiver interesse em participar do quadro, e contribuir com o seu depoimento e experiência da sua profissão, ou curso basta entrar em contato com o Blog através dos endereços abaixo:
Espero que tenham gostado, e logo mais entrevistas viram, com as mais diversas opiniões, e as mais diversas profissões de estudantes, e profissionais.
Estudante, ou profissional que tiver interesse em participar do quadro, e contribuir com o seu depoimento e experiência da sua profissão, ou curso basta entrar em contato com o Blog através dos endereços abaixo:
Email
blogrodamundorodagigante@gmail.com
Pagina
Facebook
https://www.facebook.com/RodaMundoRodaGigante
Facebook
Group
https://www.facebook.com/groups/blogrodamrodag/
Twitter
@RGiganteRMundo
Fiquem ligados! Será um prazer ter sua entrevista aquí!
Fernanda li sua entrevista e percebi o quanto você é dedicada e competente perante sua formação acadêmica. Porém você sabe que a universidade na qual você faz parte não uma das melhores, e sabe também que ha um preconceito das empresas em realizar contratações de funcionários graduados em respectivas faculdades. Como você que ainda não trabalha na área, enfrentará esse preconceito?
ResponderExcluirAmei a entrevista!
ResponderExcluir