Roda Mundo Roda Gigante

Roda Mundo Roda Gigante
Logotipo

28 maio 2012

Profissões - "Com Aline Cintra" - Estudante de Jornalismo na Universidade São Judas Tadeu.

     Olá pessoas ligadas no Blog RODA MUNDO RODA GIGANTE.
     O blog que está ligado ao mundo a tudo e a você!


     No quadro "PROFISSÔES RMRG"


     Abaixo entrevista com Aline Cintra sobre o Curso de Jornalismo/Comunicação Social, na Universidadel São Judas Tadeu.


Entrevista



1 - Por que escolheu o curso de Jornalismo/Comunicação social?
R: "Escolhi Jornalismo quando ainda estava no começo do ensino médio. Sempre adorei escrever, ler, contar histórias, fatos... Numa aula de história, o professor pediu para que escrevessemos um artigo de opinião sobre a revolta que estava acontecendo no Oriente Médio. Ao entregar meu texto, ele perguntou de qual jornal eu tinha retirado, mas o texto era meu. (risos) Achei o máximo e me convenci ainda mais sobre fazer jornalismo. "


2 - O que te ajudou na escolha do seu curso?
R: "Além do meu professor de história... Fui em palestras sobre profissões e fiz muitas perguntas para diversos jornalistas. Entrei em contato com uma repórter do portal R7 , fiz mais um monte de perguntas e estava certa da minha escolha."


3 - Qual o perfil, de um estudante de Jornalismo/Comunicação social? Quais as características,  que são indispensáveis, para a profissão e que o estudante deve possuir?
R: "O  curso “Comunicação social” abrange muitas áreas. Eu faço com habilitação em Jornalismo, mas tem Rádio e Tv e Publicidade e Propaganda. O MEC está querendo deixar o nome dos cursos como só Jornalismo ou só PP. Porque na verdade, no primeiro semestre as matérias são muito parecidas, então todos os estudantes de Comunicação Social têm um perfil parecido, gosta de falar, escrever, gosta da internet, do mundo interativo... Acredito que o estudante de qualquer área deve gostar muito daquilo que escolheu para fazer o resto da vida."


4 - Como é o dia-a-dia no curso de Jornalismo/Comunicação social?
R: "Bem, ainda estou no 1° semestre e a caminhada é longa. Por enquanto minhas matérias são todas teóricas. Alguns colegas reclamam disso, mas acredito que seja um preparo para as futuras matérias práticas."


5 - O que você mais gosta no curso?
R: "Adoro as aulas em que o professor nos coloca para debater. Acho importante um aluno de jornalismo saber colocar suas opiniões. Também adoro as aulas de Teoria da Comunicação."
6- O que você menos gosta?
R: "Por ser muita teoria, tenho aulas que são cansativas, isso desanima um pouco." 
 

7- Você indicaria seu curso, para pessoas que pensam na hipotese de cursar Jornalismo/Comunicação social?
R: "Claro! Como sempre digo, tem que gostar da coisa. Se você se imagina sendo um comunicador, faça!"

8 - Você se sente satisfeita no seu curso?
R: "Sim! Gostaria de aulas mais práticas, para animar um pouco o curso. Mas acho que isso já é feito de propósito, para tirar aqueles que não estão tão afim do curso. Fora isso, estou satisfeita até agora."


9 - Quais foram os desafios encontrados, até hoje que marcaram?
R: "Hum, desafios do curso? Bem... Acho que até agora, somente os trabalhos. A exigência é bem maior."


10 - A Faculdade São Judas, fornece um curso com qualidade?
R: "Sim.  Faço na unidade da Mooca, e lá temos laboratórios e professores ótimos. A estrutura é muito boa."


11 - O que você espera futuramente?
R: "Do curso, espero muuuuuitas aulas práticas, para que a gente possa desenvolver todas essas matérias teóricas que estamos tendo no primeiro semestre."


12 - Quais são suas metas, e objetivos cursando Jornalismo/Comunicação social?
R: "Alguns estudantes de jornalismo pensam que podem mudar o mundo. Nunca pensei assim, acho que meu único objetivo com o curso é transmitir informações de forma transparente."
13 - A area escolhida por você Aline abrange diversas áreas (rádio, revista, jornal, televisão, teatro, cinema, propaganda, internet.), já existe alguma, que você já pretende se focar mais?
R: "Sim, eu adoro a internet. Acho fantástico como uma simples informação, do outro lado do mundo, pode ser transmitida tão rapidamente por meio da internet. Gostaria muito de me focar do jornalismo online, que vem crescendo bastante. Adoro blogs, se deixar fico o dia inteiro lendo blogs. (Quem quiser, me mande blogs interessantes, meu e-mail tá aí haha). Gosto também do jornalismo impresso, mas não penso em ir para a televisão."

14 – Qual é a visão que você tem do seu curso, relacionando-o com o Mercado de trabalho?
R: "Não vou dizer que acho o mercado de trabalho do meu curso, fácil. Acredito que seja bem amplo, mas a boa remuneração vai demorar um pouco. Experiencia conta muito!"

15 – Deixe um recado, mensagem de incentivo e motivação, para estudantes do Ensino Médio, ou pessoas que ainda não sabem o que cursar, ou até mesmo não tem certeza se é isso mesmo que querem para suas vidas.
R: "Não entrem em desespero! Ficar indeciso é normal. Muitas pessoas entram na faculdade sem saber se realmente é o que querem. Porém acredito que, temos diversos meios para pesquisar sobre a profissão, converse com profissionais da área, vá em palestras, pergunte muito e pesquise. Isso ajuda muito! Também acho que, se você continua indeciso, um ano parado para reflexão (ou para fazer um cursinho), não é um ano perdido!"

16 – Em sua opinião o que ainda é preciso ser feito para melhoria da Educação no Brasil, e melhorar o acesso de pessoas com baixa renda ao ensino superior público?
R: "A Melhoria da Educação no Brasil é uma questão muuuuito complicada. Acho que tudo começa da educação e o primeiro passo do Brasil seria um salário DIGNO aos professores, que são pessoas mais que importantes na formação de um CIDADÃO, e não somente de um aluno. Com professores motivados, teremos aulas boas, teremos alunos interessados, e com certeza todo esse ciclo melhora, até mesmo o acesso de pessoas com baixa renda ao ensino superior público."
Entrevista cedida ao Blog Roda Mundo Roda Gigante, com Direitos autorais reservados.
A entrevistada(Aline Cintra.), está ciente de todo o material postado.
PARA SABER MAIS
-CARREIRA: A Carreira de Jornalismo/Comunicação Social é bem concorrida, é necessário ser um bom profissional para se destacar entre os demais, porém se você gosta de escrever, de ler, e é desinibido, corra atrás busque e faça da sua profissão um hobby, claro que com muita qualidade.

-AREAS DE ATUAÇÂO: áreas de atuação e atuar como: repórter, redator, assessor de imprensa, repórter investigativo, editor, pauteiro (pesquisa assunto para as reportagens), chefe de reportagem, redator chefe e âncora (apresentador de telejornal).
-SALÁRIO BASE:
 

(Fonte Faixa Salarial: FENAJ - Federação Nacional do Jornalistas.)

    Para você jovem, estudante, adulto, idoso, não importa a idade, que tenha curiosidade, ou admire, almeje esse curso, essa entrevista trá a você uma realidade do curso vivênciada pela entrevistada.
    Se tiverem alguma dúvida quanto ao curso que não foi esclarecida aqui, é só elaborar um comentário e deixa-lo abaixo dessa publicação, podem ser feitas perguntas para Aline referente ao curso, e ela responderá conforme a sua dispinibilidade de tempo!
    Espero que tenham gostado, e logo mais entrevistas viram, com as mais diversas opniões, e as mais diversas profissões de estudantes, e profissionais.
    Estudante, ou profissional que tiver interesse em participar do quadro, e contribuir com o seu depoimento e experiência da sua profissão, ou curso basta entrar em contato com com o Blog através dos endereços abaixo:

Email
blogrodamundorodagigante@gmail.com
Pagina Facebook
https://www.facebook.com/RodaMundoRodaGigante
Facebook Group
https://www.facebook.com/groups/blogrodamrodag/
Twitter
@RGiganteRMundo
Será um prazer ter a sua entrevista aqui!

3 comentários:

  1. Parabéns Aline pela linda entrevista!

    ResponderExcluir
  2. Aline você já pratica alguma atividade relacionada a sua futura profissão?

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Clara RJ.
    Marcelo Resende, eu estou estagiando no momento.

    ResponderExcluir